[ iOS ] Novidades do iOS 7

DSC02790 - Versão 3

Após o evento do dia 10 de setembro, onde os novos iPhones foram apresentadosfoi lançado desde o dia 18 para o publico o sistema operacional móvel da Apple, o iOS, na versão 7, que também já foi mencionado aqui no blog  em um resumo.

Neste post, traremos uma abordagem para apresentar as novidades do  iOS 7 de forma geral. Traremos ainda mais um post ( futuro ) mostrando efetivamente as telas e menus, bem como a opinião do editor ( Virtuamigtec )

No evento de lançamento do iPhone 5c e 5s, foi revelado que o sistema já esta totalmente preparado para a nova arquitetura 64 bits embarcada no processador A7 que acompanha o iPhone 5s e muito provavelmente também com o próximo iPad que deve ser lançado ainda este ano. Isso vai tornar uma nova era no modo como os aplicativos rodam no S.O ( sistema operacional ) e nesse caso a Apple esta como sempre um passo a frente dos concorrentes que ainda estão com seus processadores de 32 bits bem como seus sistemas operacionais.

iOS-7-Layers

O iOS não foi só totalmente reformulado em sua estrutura ( suportando processadores 64 bits ) como também visualmente. As novidades visuais são muito profundas e isso deve agradar ou assustar os usuários que estão acostumados ao layout e design que pouco mudou desde o seu lançamento em 2007, até esta nova versão.

Todo o layout do S.O recebeu um design simplificado com cores vivas e sem nenhum tipo de textura  ( couro, linho, feltro e etc.. )

O sistema mostra imagens mais leves e menos detalhadas com linhas simples, fugindo literalmente do skeumorfismo ( reprodução do mundo real no layout de um design ). Ou seja, nada mais de texturas, profundidade e elementos físicos representados no mundo virtual adotando assim um estilo “flat design”. Além disso podemos ver as seguintes mudanças: nova paleta de cores, tipografia renovada ( fonte de letras e números ), uso abundante da translucidez, diferentes camadas na interface, diversas animações e ícones redesenhados visando harmonizar a aparência na tela.

Diferença entre ícones do iOS 6 e 7 – Sem skeumorfismo e linhas simples

Quando você inicia um aplicativo, você vai perceber um efeito de Zoom, também podemos perceber efeitos de transparência em vários momentos.

Mostraremos as novidades mais notáveis contidas nesta versão do iOS. São varias features espalhadas por todo o sistema onde muitas coisas foram melhoradas e outras foram criadas para facilitar a experiência de uso:

Control Center – Exclusivo

control_center_iphone_hero

Esta função permite ao usuário o acesso rápido a varias funções de configurações que antes  davam um certo trabalho para ativar ou desativar, ou seja, atalhos para diversas funções do sistema de forma rápida. Estas funções são de uso diário e se fazem necessário por muitas vezes durante todo o dia: Wi-Fi, Bluetooth, brilho, play, volume, AirPlay, calculadora, câmera, rotação, LED traseiro, AirDrop, não perturbe. Para ter acesso a esta nova função, basta deslizar o dedo de baixo para cima. Possui um design translúcido característico do iOS 7.

Os alterna que a Apple inclui são os seguintes:

  • Modo Avião
  • Wi-Fi
  • Bluetooth
  • Não perturbe
  • Rotação de bloqueio
  • Brilho
  • Calculadora
  • Lanterna
  • Timer
  • controle do player de música
  • AirDrop
  • AirPlay
  • Volume da música

AirDrop – Exclusivo

ios_7_airdrop_hero

Esta é a nova forma que o iOS realiza troca de arquivos entre dispositivos por intermédio de conexão sem fio ( Bluetooth e Wi-fi ). Podendo trocar: Video, foto, documento e contatos para varias pessoas ao mesmo tempo. Simplesmente a Apple esta dando um nome diferente para transferência de arquivos por bluetooth mais que também funciona por wifi.

Existem várias maneiras de mandar uma foto ou documento para alguém. Mas se a pessoa estiver ao seu lado, parece desnecessário enviar uma mensagem de texto ou e-mail. Entre no AirDrop para iOS. Você pode mandar fotos, vídeos, contatos e o que mais quiser, rápido e fácil, de qualquer app que tenha um botão Compartilhar. É só dar um toque em Compartilhar e selecionar com quem você quer compartilhar alguma coisa. AirDrop faz isso via Wi-Fi e Bluetooth. Nem precisa configurar. As transferências são protegidas, assim tudo o que você compartilhar vai ficar seguro3.

  • AirDrop detecta automaticamente outros usuários e mostrar suas imagens de contato.
  • Toque em um ou mais contatos e AirDrop irá enviá-los tudo o que você deseja compartilhar.
  • Quando você receber uma AirDrop, iOS 7 irá mostrar um alerta.
  • Se você aceitar o AirDrop, você será levado diretamente para o item compartilhado.
  • Configurações do Airdrop podem ser acessados através do Control Center , mesmo com a tela bloqueada.

 

Safari – Grandes melhorias

ios_7_safari_hero

O navegador da internet do iOS sofreu muitas reformulações aqui.  E com um toque, você pode voltar ou avançar uma página com gestos para a direita ou esquerda para avançar ou retornar. Está tudo desenhado para que nada fique obstruindo a visão do usuário, tendo agora um novo design, tela cheia, onde os elementos da interface minimizam ou desaparece durante a navegação. Então você vê mais conteúdo do que nunca em sua tela.

As abas agora tem um visual que simula o 3D e agora podem conter muito mais abas do que antes, ande também esta em funcionamento comando por gestos para fechamento das abas ( bastando jogar a aba para o lado esquerdo )

Captura de Tela 2013-09-15 às 00.26.03

  • Aba possui uma interface totalmente nova. As páginas são agora apresentados em um virtual em 3D “arquivo”, que você pode percorrer e o limite de abas foi ampliado. Você pode ter muitas abas agora.
  • Você pode reordenar um guia tocando e segurando-o e, em seguida, movê-lo para o lugar que você quer. Você pode se livrar de uma guia clicando no ícone X no canto superior esquerdo, ou tocando e segurando-o e, em seguida, jogá-la para a esquerda.
  • Navegação privada, que costumava exigir muita navegação no sistema para alternar, agora aparece na parte inferior dos bookmarks e interfaces guias.
  • Gestos foram incorporados que permitem deslizar da esquerda para a direita para navegar de volta através do histórico do navegador, e da direita para a esquerda para navegar para a frente.
  • Safari agora salva senhas e dados do cartão de crédito na nuvem ( iCloud ) com o auxilio do iCloud Keychain.

Central de notificação  Grandes melhorias

ios_7_notification_center_hero

Este recurso veio ao iOS desde a versão 5 e permite ao usuário a visualização de mensagens, alertas e notificaçōes do sistema de maneira muito eficiente, onde uma cortina desce do topo da tela ao comando de um gesto de cima para baixo. Esta cortina pode ser acessada a qualquer momento pelo usuário e a mesma não atrapalha no uso de qualquer outra funcionalidade ou app que esteja rodando, isso porque a tela de notificações roda em uma camada acima daquela onde rodam os app, ou seja, ela desce por cima do que esta sendo executado sem fechar nada e mostra o que precisa ser notificado e logo que um movimento de baixo para cima é feito, a cortina volta para o topo e desaparece.

É por meio da tela de notificações que você fica sabendo a respeito de um email que acabou de chegar, mensagem de texto recebidas, chamadas perdidas entre várias outras coisas. Agora será permitido o acionamento deste recurso até mesmo com a tela bloqueada, coisa que antes não era possível.

Na parte superior do painel é mostrado o dia de hoje, mostrando todos os compromissos do calendário para o dia e também as tarefas, seguido de uma previsão das condições atuais do tempo.

Passou a ter um visual translúcido, foi melhorada a visualização das notificações em um visual mais limpo. Agora dividida por abas, na aba Today (hoje) veremos um pequeno resumo de todos os acontecimentos que nos aguardam para o dia atual, interagindo com notificações inteligentes. Em All (todas) veremos tudo o que a central deve nos avisar, sem filtros, e em Missed (perdidas) veremos somente as que ainda não foram lidas (vistas).

  • A aba hoje mostra o dia atual e data, em letras grandes (em uma fonte tipográfica super bonita ), Juntamente com uma breve descrição escrita do tempo atual em sua localização atual, e uma descrição por escrito de seu próximo compromisso.Pode também dizer-lhe se as condições de tráfego atuais afetará o seu próximo destino ( algo muito semelhante ao cards do Google ) .
  • Centro de notificações  é agora acessível mesmo com a tela bloqueada.

Multitarefas – Grandes melhorias

iOS-7-force-quit-reboot-app

Este recurso de controle de aplicativos que estejam rodando em segundo plano, onde o usuário pode alternar entre os aplicativos ou fecha-los.

iOS 4.0 trouxe multitarefa somente para aplicativos alguns aplicativos, sendo totalmente controlado pela Apple no que poderiam fazer. VoIP, navegação e streaming de áudio estavam abertos, tudo bem limitado para não consumir muita energia.

Com o iOS 7, a Apple continua tentando preservar a vida útil da bateria, e eles estão usando uma tecnologia muito inteligente para fazer isto. Em vez de simplesmente permitir o acesso ao multitarefas de forma irrestrita como no OS X faz no desktop, e nem da forma como alguns concorrentes fazem em seu S.O ( Android ), a Apple sabe que o usuário não terá sempre um cabo de energia plugado na parede, nem o desejo de que a bateria descarregar rapidamente em função de aplicativos rodando o tempo todo em segundo plano.

Para resolver este problema, eles estão usando um sistema dinâmico para tentar obter o melhor dos dois mundos. Veja como funciona:

O iOS 7 aprende quando você costuma usar os seus apps e atualiza seu conteúdo antes que você abra algum deles. Se você costuma entrar no seu app social às 9 horas todos os dias, o conteúdo vai estar sempre atualizado e esperando por você.

Ele agora sabe o que você quer fazer, mesmo antes de você fazer. Pressione o botão Início duas vezes para ver as telas dos apps já abertos, sendo que agora podemos ver uma pequena imagem da tela daquele app rodando em segundo plano. Para fechar um app é só deslizar o app para cima, evitando assim que ele esteja utilizando a bateria do seu dispositivo.

O iOS programa para que as atualizações ocorram em horários de menos consumo de bateria, como quando o seu dispositivo está ligado ao cabo de energia e conectado à Wi-Fi, para que você não desperdice bateria.

As notificações push também foram melhoradas para aplicativos de terceiros, sendo que agora poderão ser recebidas em segundo plano, não sendo necessário que o aplicativo faça uma carga dos dados cada vez que entrar em ação.

  • Ele também se adapta às condições da rede para quando houver uma boa cobertura, então é um bom momento para buscar as últimas atualizações
  • Apps também podem atualizar sua tela de visualização multitarefa em segundo plano para atualizar o conteúdo mais recente.
  • O  multitarefa estão disponíveis em todos os dispositivos compatíveis com o iOS 7 e não somente apenas aos dispositivos mais recentes.

Câmera – Grandes melhorias

ios_camera_hero

O app de câmera ganhou também muitas novidades. Agora com controle por gestos onde você pode alternar entre: vídeo, foto ( normal ), foto quadrado ( ideal para Instagram ) e Panorama bastando deslizar para os lados pra alterar entre os tipos de fotos disponíveis.

A função de vídeo finalmente passou a contar com zoom de até 3X com o mesmo movimento de pinça utilizado para fotos. Alternar entre os modos mostra um efeito de vidro translúcido em tempo real, não muito diferente aos observados em outras partes do iOS 7.

Com a retirada da animação do obturador ( mostrando como se fosse a lente da câmera fechando ao tirar uma foto ), deixou a o processo de tirar foto bem mais rápido, parece ser quase instantânea agora.

Segue abaixo uma amostragem dos filtros em tempo real disponíveis:

io_7_camera_filters_all_fixed

Sendo nove no total e todos em tempo real ( para dispositivos compatível de acordo com a tabela no final deste post ): Mono, Tonal, Noir, Fade, Chrome, Process, Transfer e Instant.

Temos ainda o modo Burst, disponível somente para o iPhone 5s com seu processador de 64 bits onde se faz necessário para tirar 10 fotos por minuto e nos iPhones: 4S, 5 e 5c com 2 fotos por segundo.

burst_continuous

O Burst Mode permite tirar fotos em sequência, e depois você pode escolher a melhor entre elas ou guarde todas para montar uma sequência de ação. Muito prático quando você deseja tirar fotos de algo em movimento, como alguém correndo, pulando, ou ainda quando alguém está praticando esportes.

Basta acessar o aplicativo da câmera, apertar o botão para tirar foto e continuar segurando-o. Assim, o app continuará batendo fotos sequencialmente até que você solte. Se você não quer usar a tela para fazer isso, ainda existe a opção de segurar uma das teclas de volume, que também ativa o Burst Mode.

Algoritmos de software inteligentes trabalham para analisar todas as fotos em tempo real, comparando nitidez e clareza e até mesmo detectar quando os olhos de alguém estão fechados. Então iPhone sugere fotos individuais ou uma seqüência de fotos que você pode gostar mais.

Chamada – Melhorias 

ios_7_passcode_lock_heros

A interface do discador de chamadas mudou radicalmente e ganhou botões redondos e o mesmo design característico de todo o S.O.

Agora voce pode bloquear contatos. Você escolhe o contato e bloqueia as ligações telefônicas, mensagens, e até mesmo o FaceTime. Caso um determinado contato bloqueado ligue ou envie mensagens elas serão automaticamente recusada e você nem fica sabendo se alguma coisa aconteceu.

Como de costume, a agenda oferece Facebook e Twitter integração. Depois de configurar as suas contas a agenda será automaticamente alimentada com os dados das redes sociais.

Outra novidade é o FaceTime com apenas aúdio: nem sempre queremos ver e ouvir em uma chamada, e por isso temos agora esta opção. A qualidade é muito boa quando você está conectado em rede Wi-Fi, mas em 3G o serviço deixa um pouco a desejar. O recurso estará disponível em todos os dispositivos compatíveis com iOS 7, incluindo os iPads.

Inclinômetro – Exclusivo

ios7inclinometro

As versões anteriores do iOS trouxe suporte de software para o giroscópio e acelerômetro, agora parece que o iOS 7 terá o mais recente em tecnologia de inclinômetro.

Aquele Fitbit tem um altímetro, e usa-lo para controlar escadas subiu, é possível que o inclinômetro no iOS 7 poderia fazer algo similar.

O que pode ser feito com o software de inclinômetro ? Um inclinômetro, por padrão, mede o ângulo de inclinação da gravidade, dessa forma, você pode ver no futuro mais apps que incorporam o uso deste recurso para criação de aplicativos de atividades físicas

Contatos – Pequenas Melhorias

contact_favorites_iphone_5s_hero

O app nativo “Contatos também sem grandes melhorias, mas agora com um design que favorece a boa visualização dos contatos. Tudo mais limpo, o aplicativo agora esta mais claro ( mesclando branco e cinza ) e com o uso da fonte tipográfica utilizada no iOS 7 ( mais fina ) a visualização se tornou mais ampla mostrando assim mais informações em um mesmo pedaço de tela. Agora as fotos dos contatos ficam em um formato circular e quando não há fotos, você vai encontrar um circulo contendo as iniciais do nome do contato.

Agora a Apple colocou um aplicativo para “Contatos” e outro para “FaceTime“. Mais ainda podemos fazer de dentro de contatos , uma chamada de video, bastando para isso dar um clique no ícone do FaceTime contido em cada contado.

Como já informando anteriormente, o iOS 7 agora permite bloqueio de recebimento de mensagem de texto bem como o bloqueio a chamadas não desejadas. Dentro do aplicativo “Contatos” podemos ter acesso ao bloqueio e desbloqueio de contatos ( blacklist )

Buscar meu iPhone – Importantes Melhorias

Captura de Tela 2013-09-20 às 03.35.18

A partir do iOS 7 uma nova camada de segurança imposta para que um usuário consiga reativar o seu iPhone, iPod ou iPad. Isso funciona da seguinte maneira: Ao iniciar o processo de reativação de seu iGadget o sistema precisa obrigatoriamente fazer um log nos servidores da Apple por meio de sua Apple ID  e  somente depois disso é que o dispositivo terá o direito de voltar a funcionar.

Buscar meu iPhone ainda vai exibir uma mensagem personalizada mesmo depois que o conteúdo for apagado, podendo mostrar algo como: Devolva este smartphone, meu numero é 1111-2233.

Mensagem da Tela Bloqueada: Mesmo depois do apagamento remoto, o Buscar iPhone ainda pode continuar exibindo uma mensagem com o seu número de telefone na Tela Bloqueada.

Nem tudo está perdido : Se você recuperar o seu iPhone, iPad ou iPod touch depois que tiver apagado todo o conteúdo, só vai precisar só do seu Apple ID e senha para reativar.

Tempo – Melhorias 

IMG_6789

O aplicativo Tempo que é nativo no iOS desde o primeiro iPhone, recebendo desta vez uma forte reformulação em seu design, passando a mostrar animações dinâmicas do tempo. Chuva caindo em dias chuvosos, raios e trovões em dias tempestuosos e etc … Também exibe as localidades em formato de lista permitindo uma visão completa da temperatura em cada região ( bastando para isso realizar o movimento de pinça ).

Bolsa

O app nativo de cotação de ações da bolsa de valores em tempo real ficou com um fundo escuro e com linhas finas. Nada muito drástico aqui.

Bússula – Muitas melhorias

Apple_-_iOS_7_-_What_is_iOS

Este aplicativo nativo recebeu uma reformulação total e ganhou design minimalista e muito mais funcional do que antes ( ninguém que eu conheço usava isto )

A bússola mantém todos os recursos presentes na versão do app do iOS 6, e como um bônus adicional, ele agora mostra a sua geolocalização: Você vai ver agora sua atual cidade e estado, latitude e longitude de onde você se encontra ( bom para saber qual o nome do bairro e cidade onde você esteja ).

Além das coordenadas de localização, o aplicativo nativo Bússola também ganhou um nivelador de superfície, que pode quebrar um galho naquelas horas que sua mulher lhe pede para colocar uma estante na parede. Ele funciona de duas maneiras: deixando o iPhone sobre a mesa ou colocando o aparelho de lado. Dessa forma podemos saber se uma superfície esta 100% plana ou não e também se esta inclinada para a direita ou para a esquerda, bem como inclinada para frente ou para trás.

Dessa vez você vai usar este aplicativo para alguma coisa …

Calendário – Muitas melhorias 

Captura de Tela 2013-09-25 às 22.59.54

O app nativo ( já embutido no sistema operacional )  de calendário ficou melhor aproveitado com visualização mais ampla e de melhor visibilidade.

O aplicativo recebeu um novo recurso onde você pode arrastar e soltar os eventos, se você quiser movê-los para dias diferentes. Basta tocar e segurar um evento e você pode movê-la para um dia e hora diferente.

Inclinando o dispositivo para orientação paisagem abre automaticamente a exibição semanal, que lista todos os seus eventos de forma side-scroll. Os eventos são codificados por cores para que você possa reconhecer o que é que com uma rápida olhada.

Fotos – Melhorias

iphone_5s_photo_stream_hero

O app Photos foi redesenhado mais profundamente. Para começar, a guia Fotos parece melhor organizado. Antes iOS 7 usamos para obter uma grade de todas as fotos lá, ordenadas por data. As imagens estão agora organizados por data e local, para aqueles que foram geotagged. Este ponto de vista é chamado Moments, com uma descrição sempre no topo, com o tempo, local e data.

Muito bem vinda a atualização do Fotos no novo iOS. Agora podemos ver as fotos divididas por: anos, Coleções e Momentos agrupando as fotos e vídeos de forma automática de acordo com o local ( baseado nos dados do GPS ) e a data. Dê um toque em Anos para que todas as suas fotos do ano inteiro fiquem expostas. Dentro de cada ano há Coleções, como a sua viagem para o Rio de Janeiro. Dentro de cada Coleção você encontra Momentos, como as fotos tiradas no Cristo Redentor e os vídeos feitos no em seu entorno. Tudo para que você encontre de maneira organizada e fácil.

Para ajudar a compensar o pequeno tamanho das miniaturas quando estamos visualizando na modalidade  Ano, fotos permite que você tocar o dedo em uma foto para aparecer uma miniatura de maior porte para a foto. Movendo o dedo ao redor alterna entre fotos. Isso permite que possa ver mais facilmente uma foto específica que vão estar muito pequenas nesta modalidade ( Anos ).

O editor de fotos contido no iOS 7 permite efetuar efeitos diversos, muito parecidos com o do Instagram. Os efeitos disponiveis são:  Mono, Tonal, Noir, Atenuado, Cromo, Processado, Transfer e Instantâneo. Se juntarmos isso ao novo recurso da camera que permite tirar fotos quadradas …

Ibeacon – Exclusivo

iBeacon

Beacons são pequenos sensores sem fio colocados dentro de qualquer espaço físico que transmitem dados para o seu iPhone utilizando BLE: Bluetooth Low Energy (também conhecido como Bluetooth 4.0 e Bluetooth inteligente).

Assim como o NFC, o iBeacon também possibilita o pagamento eletrônico sem fio . Além de usar muita pouca bateria, ele consegue transmitir dados a uma distância muito maior que o NFC, até cerca de 50 metros, enquanto o NFC para funcionar perfeitamente tem de estar apenas alguns centímetros de distância.

A tecnologia “beacons” são pequenos módulos bluetooth de baixo custo que podem ser colocados em lojas, restaurantes, centros comerciais, etc. Sempre que se aproximarem deles (o que poderá significar um raio de várias dezenas de metros ) poderão ter acesso a diversas funções: desde o pagamento de serviços à disponibilidade de mapas de interior, sendo muito provável que rapidamente surjam muitos vários outros meios de uso para esta tecnologia.

Por exemplo, imagine que você andar em um shopping com iPhone 5s  ( vem com o iOS 7 e iBeacon ). Ao se aproximar de uma loja, o que significa que seu iPhone está entrando em locar com sinal de iBeacon, podendo assim transmitir cupons personalizados ou mesmo mostrar a direção para o a localização onde um determinado item está localizado.

Ainda pode levar um cliente a receber promoções especiais ou mensagens personalizadas e recomendações com base em sua localização atual.

Bluetooth-Smart-logo

Mail – Muitas melhorias

iOS 7 Mail Redesign

Mail da Apple oferece uma série de mudanças de usabilidade que são melhorias bem-vindas sobre o seu antecessor, incluindo controles por gestos e um layout mais limpo. Embora não seja tão surpreendente a mudança como alguns outros aplicativos primeiro partido no iOS 7, reforma do Mail da Apple oferece uma série de mudanças de usabilidade que são melhorias bem-vindas sobre o seu antecessor, incluindo controles de gesto e um layout mais limpo.

AppStore – Pequenas modificações 

ios_7_app_store_iphone_hero

A App Store recebeu uma interface seguindo o novo visual do iOS 7 de modo que se tornou mais simples e minimalista.

Agora os aplicativos são atualizados de forma automática, ou seja, nada de ficar apertando cada um dos app’s ou games de uma a um, agora os sistema identifica quando o seu iGadget esta conectado a uma rede wifi e faz de forma automática estas atualizações sem nenhum tipo de intervenção do usuário. É claro que podemos não ativar tal função se esta não for a nossa vontade. Também é possível permitir ou não o uso da rede celular para isso (importante para quem tem plano limitado de dados com a operadora).

Temos um novo recurso presente na App Store do iOS 7 que identifica quem está utilizando o sistema operacional na sua região e diz quais os aplicativos mais baixados no local. O recurso, claro, depende da autorização de cada usuário.

Deve ser muito legal ao visitar um lugar distante  — no Louvre, por exemplo — dê um toque em para ver uma lista com apps que você poderia achar interessantes.

Podemos encontrar ainda uma area reservada para as “Crianças” ( Kids ) na App Store, onde ficam reunidas por faixa de idade: 5 anos ou menos, de 6 a 8 anos, e de 9 a 11 anos. Essa novidade tem como objetivo ajudar aos pais na hora de encontrar aplicativos para os pequenos.

Relógio – Pequenas modificações 

IMG_5158

O ícone do aplicativo agora é ao vivo, mostrando dentro dele, a hora em tempo real sem nem precisar abrir o mesmo. Tudo continua lá: Relógio mundial ( dê um toque para alternar de analógico para digital ), Alarme, Cronômetro e o Timer

Música – Pequenas modificações

Captura de Tela 2013-10-02 às 21.32.32 

O aplicativo de música esta basicamente o mesmo que a do iOS 6, a sua aparência está alinhada com o novo design. Você pode criar listas de reprodução, pagar músicas no player e reordenar as abas do jeito que você quiser.

Cover Flow foi substituído pelo novo Ver Álbum, você pode acessa-lo colocando o dispositivo em modo paisagem. Ele lista todas as capas dos álbuns que você tem em sua biblioteca.

Dentro deste ambiente você também encontra o novo serviço “ïTunes Radio” ( abordagem deste assunto mais abaixo )

FaceTime – Pequenas Modificações

Captura de Tela 2013-09-30 às 13.49.54

O FaceTime quase nada mudou mais agora possui a possibilidade de usar o recurso para somente transmitir audio e não vídeo junto. Nem sempre a pessoa quer ver e ouvir a outra pessoa, já a conversa por voz se faz necessário o tempo todo. Agora podemos somente falar sem a obrigatoriedade de também usar video chamada.

Integração com redes sociais – Expandido

flickr

Antes haviam integrados ao iOS as redes sociais: Twitter e Facebook onde podemos compartilhar diversos arquivos ( fotos, textos, videos, links e etc.. ) Agora essas API’s foram adicionados para dar acesso também ao Vimeo e ao Flickr. Com isso, tendo as contas dessas redes cadastradas em “Ajustes” é possível conectar e interagir com elas no sistema de forma nativa.

Gravador – Pequena modificação

IMG_0009

O aplicativo nativo de gravação de audio do iOS mudou visualmente. Agora já não mais aparece um microfone e sim uma linha do tempo com um gráfico do  que está sendo gravado. É algo mais sofisticado, atual.

Suporte a controle de jogos – Excluisivo

ios_7_game_controllers

Ao que parece a Apple introduziu de forma nativa aos códigos do iOS instruções de controlador de jogos . Dessa forma, empresas poderiam criar controles físicos para controlar jogos rodando no iOS ( iPad, iPhone, iPod e quem sabe no futuro até mesmo a Apple Tv ) . Criou também uma estrutura de desenvolvimento para padronizar a forma como os controladores de jogos devem funcionar no iOS, para garantir aos usuários uma experiência consistente.

Já existem no mercado vários controles sem fio ( bluetooth ) que funcionam somente com jogos específicos, e desta maneira, um padrão de códigos é um meio para que um controle joystick seja criado sendo compatível com todos os jogos. Permitindo duas configurações distintas de disposição de botões.

mifcontrollers

Siri – Melhorado

ios_7_siri_hero

A Siri, a assistente de voz do iOS, continua a trazer melhorias. Trazendo uma nova aparência  translúcida e também uma nova voz masculina como opção disponível juntamente com a voz feminina de sempre. Aqui podemos ver que a Apple esta incrementando acesso a serviços de terceiros como: Twitter, Bing e Wikipedia. Agora a voz tem uma pronuncia mais natural e clara.E Siri leva em tarefas extras, como as chamadas de retorno, jogando correio de voz, controlar iTunes Radio, e muito mais.

  • Siri tem uma voz nova, de alta qualidade – várias vozes novas e de alta qualidade na verdade. Há uma nova voz feminina e masculina em Inglês, francês e alemão, com mais por vir.
  • Siri agora tem maior acesso a built-in aplicativo de comunicação, como brincar de correio de voz do telefone, e configurações como brilho, e Bluetooth.
  • Siri pode puxar informações do Twitter sobre o que as pessoas que você segue estão dizendo, ou o que está acontecendo.
  • Siri pode consultar a Wikipédia e exibir os resultados dentro de sua própria interface.
  • Siri ainda pode pesquisar na web usando o Bing, da Microsoft, incluindo especificamente para imagens, e também mostrar os resultados em linha.

Notas – Pequenas alterações

IMG_0244

O aplicativo “Notas” retém a maior parte das mesmas funcionalidade das versões anteriores. Foi-se o papel amarelo pautado e agora ainda continua tendo uma certa textura de papel crespo.

Lembretes – Melhorias

IMG_5940

Gostamos bastante das modificações que ocorreram aqui. Agora, o aplicativo exibe os lembretes em listas e ganharam um formato de que aparenta serem cartões, bem parecido com o Passbook. Além disso, também foram adicionadas cores para diferenciar as listas ( 7 cores no total ).

Podemos perceber que a mesma textura do papel encontrado em “Notas” esta sendo usado também aqui ( aparentando uma simulação de um papel crespo )

Chaves do iCloud – Exclusivo ( * em breve )

icloudkeychain

O sistema operacional da empresa virá com a função Chaves do iCloud, que sincronizará todas as suas senhas, dados de cartão de crédito e redes Wi-Fi entre seus iGadgets e Macs.

Ao digitar a senha em um site ela será armazenada na nuvem do iCloud (se você desejar). Aí, quando você acessar o mesmo site em outro aparelho (seu iPad ou iPhone ou Mac, por exemplo), o iCloud lembra a senha para você imediatamente, sem precisar decorar nada. O mesmo acontecerá com cartões de crédito.

A Apple alega que a comunicação dos dados é criptografada, sendo que nem ela tem acesso a eles.

O usuário terá total controle para autorizar e desautorizar aplicativos que estejam associados a senha do iCloud. Integrado ao iCloud funcionando também no OS X Mavericks. O sistema é seguro e estará codificado em AES a 259 bits, uma das criptografias mais seguras do mercado.

iTunes Radio –  Exclusivo

itunesradio_hero

O iTunes Radio ( anunciado desde a WWDC 2013 ) é um sistema de streaming de músicas da  Apple para os usuários do sistema operacional iOS e Mac OS, onde os usuários tem acesso a milhares de músicas através da internet por demanda. O serviço conta com um grande catálogo de músicas sendo ainda gratuito para os clientes da Apple ( Apple Tv, iPod, iPad, iPhone e Mac ) contendo propagandas para financiamento do serviço. O iTunes Radio foi lançado publicamente junto com o iOS 7 e somente para os Estados Unidos por enquanto.

Ele fica integrado ao app “Música“, iTunes Radio é mostrado como um ícone da Radio na parte inferior. Este serviço funciona realmente como uma rádio onde o repertório é criado pelo próprio serviço, de modo que não se tem o controle do que vai ser reproduzido. Temos algum controle da rádio, mais de maneira controlada pela Apple onde você até pode avançar algumas musicas caso não queira ouvir a música que esteja tocando no momento ,mais existe um limite ( ainda não consegui saber de quanto seria este limite ) de vezes que podemos fazer isso, e após atingir uma determinada quantidade de vezes já não mais será possível realizar tal comando por um tempo ( logo após um  tempo o ajuste retorna ).

Traremos mais detalhes em um post futuro abordando este tema para maiores informações

iMessage – Melhorado

Captura de Tela 2013-09-20 às 03.04.12

Nós já falamos aqui do iMessage que é aplicativo de mensagem nativo do iOS e que possui a habilidade de trocar mensagens utilizando dados da operadora ou pela internet.

Nesta versão do S.O o iMessage ganhou cores em que acompanham mais fortes e efeitos translúcido

Com o iOS 7 , a Apple está adicionando a capacidade de bloquear mensagens indesejadas – especialmente perturbador ou de outra forma assediar – você através do telefone, FaceTime e mensagens . Uma das desvantagens da conectividade constante podemos desfrutar no iPhone é a disponibilidade constante, e ao mesmo tempo é chato quando as pessoas que conhecemos esperam-nos a responder 2/47 , é ainda mais irritante quando os números errados ou pessoas mal-intencionadas podem chegar até nós todos os dias, todos os dia.

Parallax – Exclusivo

parallax

O iOS 7 agora possui um modo 3D, que utiliza o acelerômetro para mudar  de acordo com nossos movimentos, adicionando uma camada de profundidade à tela inicial. Chamado pela Apple de efeito parallax.

Este recurso utiliza os sensores de movimento de seus dispositivos para simular um efeito em três dimensões, ou seja, conforme se movimenta o aparelho, as imagens de fundo mudam, em tempo real dependendo do ângulo do dispositivo e dando a sensação de profundidade e perspectiva.

Existe também a possibilidade de usar imagens panorâmicas. Ao mover o iPhone ou iPad, o panorama vai passar em segundo plano.

Calculadora – Modificações visuais

IMG_1044

A calculadora do iOS 7 recebeu um desenho muito mais plano, ficando mais moderno, mas como a maioria das funçõesde sempre.

Uma grande vantagem em iOS 7, no entanto, é que a calculadora é agora acessível a partir de qualquer tela, incluindo a tela de bloqueio, através do novo “Central de Controle” ( arrastando o dedo de baixo para cima )

Virando o dispositivo em posição paisagem, a calculadora científica é ativada.

Mapas – Melhorado

Captura de Tela 2013-09-30 às 23.37.22

Mapas esta com uma nova interface no iOS 7 e com mais alguns outros novos recursos:

Caminhada a pé : Se você gosta de caminhar, mas nem sempre esta familiarizados com o local.

Modo Noturno para Mapas : Ajuste de brilho do seu telefone automático para modo noturno quando estamos usando a noite.

Mapas marcador de sincronização : iCloud ofereceu bookmarks de sincronização. Então, se você adicionar um endereço em seu iPhone, o mesmo vai estar em seu Mac e iPad, também.

Por padrão, o iOS 7 vai acompanhar e registrar os lugares que você visita com mais freqüência para fornecer dados  baseados em sua localização, como no “Hoje” do Central de Notificações para por exemplo mostrar uma rota melhor para o trabalho pela manhã, já que o sistema de localização saberia que normalmente o seu trajeto é este naquele horário. Uma verdadeira cópia do ‟Cards“ do Google

Se você valoriza a sua privacidade mais do que você faz de dados baseados em localização, você pode desativar o recurso. Ao desligar este recurso você ainda vai  ajudar a economizar um pouco da vida da bateria também.

Você agora quando quer salvar um lugar interessante, pode guardar como um favorito no Mapas. Assim você nunca mais precisará se lembrar dos nomes e endereços desses lugares. O iCloud armazena os locais que você marcar como favoritos para que você possa acessar no seu Mac, iPad, iPhone ou iPod. Pode ainda enviar um mapa direto do seu Mac com OS X Mavericks para o seu iPhone, fazendo assim uma integração entre os mapas do computador e de seu dispositivo movel.

Uma novidade que esta contida tanto na “App Store” quanto no “Mapas“, é o: “Aplicativos populares por proximidade” onde ao tocar em qualquer parte do mapa, além de ver dados sobre o local, podemos ver quais são os aplicativos mais baixados naquele local

Passbook – Melhorado

passbook_iphone_best_apps_hero

O Passbook ( carteira virtual do iOS presente no no mesmo desde a versão passada ) , recebeu uma  atualização que permite ao usuários adicionar cartões através do aplicativo de digitalização de códigos, os chamados QR Codes.

Vai pegar um avião? Entrar no cinema? Usar um cupom de desconto ? É só usar o iPhone. O Passbook armazena cartões de embarque, ingressos, cupons de desconto e exibe automaticamente na tela do seu iPhone de modo que não precisamos utilizar o ingresso físico. Recentemente o aplicativo ingresso.com passou a funcionar com o Passbook, juntando-se a mais dois outros aplicativos que também o suportam:  Groupon e Tam ( Basta fazer o checkin pelo celular e, ao final, escolher a opção “Salvar Passbook”. )

Spotlight – Melhorado

IMG_5582

O Spotlight é o recurso de busca do iOS. Com ele podemos buscar qualquer coisa que estamos querendo encontrar em nosso dispositivo ( mensagem de texto, email, contato e etc  ) Anteriormente este recurso se encontrava na primeira homescreen e por este motivo tínhamos que percorrer várias telas para chegar a primeira onde encontrava-se o spotlight ( uma pequena janela onde se escreve o que queremos encontrar ) .

Agora, basta tocar no meio dela e arrastar para baixo em qualquer uma das homescreens e você terá acesso a este mecanismo de busca interno do iOS

iWork totalmente gratuito – Exclusivo

Captura de Tela 2013-09-23 às 17.09.43

Os aplicativos do iWork ( Keynote, Numbers e Pages ) estão disponíveis de forma gratuita para novos dispositivos ( iPad min, iPhone 5c, iPhone 5s ) que estiverem sendo ativados após o dia 18 de setembro de 2013 e rodando o iOS 7. Cada um destes aplicativos sempre foram pagos e cada um custava $ 10 dólares. Estes apps fazem parte de um pacote chamado de iWork onde podemos encontrar o programa de planilhas ( Numbers ) o apresentador de slides ( Keynote ) e o editor de textos ( Pages ) Essas  ferramentas fazem do iOS um sistema operacional móvel muito completo, onde não só o S.O sendo completo como contendo uma cesta de aplicativos profissionais.

Além do iWork, o iOS 7 também trouxe de forma gratuita que antes eram pagos. o iPhoto ( organizador e editor de fotos ) e o iMovie ( editor de vídeos ) passaram a custar zero desde o lançamento do iOS 7 para novos dispositivos ( mesma regra a cima )

 

Outras novidades não camentadas

  • O reconhecimento de escrita para vários caracteres chineses
  • Melhoria da pesquisa de email
  • Por App VPN – configurações de VPN pode ser alterada em uma base app-a-app.
  • Inclinômetro – dispositivos que executam o iOS 7 será capaz de determinar a sua altitude.
  • Suporte a MMS longo
  • Visualização de anotações em PDF – Provavelmente dentro do iBooks, e talvez anexos de e-mail também.
  • login único empresarial – Digite um nome de usuário e senha uma vez para acessar qualquer aplicativo corporativo que exige que nome de usuário e senha.
  • Wi-Fi HotSpot 2.0 – Se um usuário é capaz de acessar hotspots Wi-Fi públicos, como os prestados por operadoras de celular, por exemplo, eles serão capazes de se conectar a eles automaticamente.
  • Modo privado no Safari – Evite sites que sites possam rastrear você ao navegar pela web
  • Modo Noturno para Maps – faz o mapas mais fáceis de usar à noite.
  • Configuração do aplicativo Dirigido
  • Digitalizar para adicionar códigos ao Passbook
  • Caminho a pé no Mapas
  • Dicionários italiano, coreano e holandês
  • Mapas marcador de sincronização – Os usuários agora podem marcar suas direções e sincronizá-los entre dispositivos, provavelmente incluindo o novo aplicativo Mapas no OS X Mavericks.
  • Dicionário bilíngüe Chinês-Inglês
  • Download inteligente de episódios de TV – Não se sabe ao certo o que é isso
  • Tencent Weibo – Suporte para o serviço de microblog chinês.

Compatibilidade

O sistema operacional não será compatível com todos os dispositivos, mais quase todos. Veja abaixo a relação de compatibilidade:

  • iPad: 2ª, 3ª e 4ª geração
  • iPad mini
  • iPhone: 4, 4S, 5, 5c e 5s
  • iPod touch: 5ª geração

Porém, existirão algumas funções limitadas aos novos aparelhos, como é o caso do AirDrop, conforme anunciado ele utiliza um sistema novo de Wi-Fi não presente nos aparelhos anteriores.

  • AirDrop: suportado somente por iPhone5, 5c, 5s ), iPod ( 5ª geração) , iPad ( mini e 4ª geração )
  • Filtros das fotos em tempo realiPhone ( 5, 5c, 5s ), iPod ( 5ª geração) , iPad ( mini e 4ª geração )
  • Filtros das fotos no App Fotos: iPhone ( 4S,5, 5c, 5s ), iPad ( 3 e 4 ) , iPod touch de 3ª geração em diante
  • Fotos panorâmicas: iPhone ( 4s, 5, 5c, 5s ) iPod 5ª geração
  • Fotos quadradas, vídeos e deslize para capturar: todos, menos iPads 2.
  • iTunes Radio: todos os dispositivos compatíveis com o iOS 7.
  • Siri: iPhones 4S/5, iPads com tela Retina, iPads mini e iPods touch de quinta geração. O iOS 7 vem com novas vozes masculinas e femininas, disponíveis inicialmente apenas em inglês dos Estados Unidos, francês e alemão.

Vídeo oficial de apresentação do iOS 7

Publicado em 4 de outubro de 2013, em [ ENTENDENDO MELHOR ], [ iOS ] e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s