[ IGADGET ] iPad 1 Review
Traremos a partir de hoje uma nova categoria aqui no blog, denominada: “IGADGET” para mostrar detalhes de cada dispositivo da Apple rodando iOS. Para dar início a esta nova abordagem, mostraremos hoje o iPad 1 !!!
O iPad foi apresentado ao mundo em janeiro de 2010 ( dia 27 ) por nada mais nada menos que o Sr Steve Jobs que foi alvo de fortes críticas da mídia que chamou o mesmo de: “iPhone gigante” o fato é que por mais uma vez a Apple ditaria mais um tendência ao lançar um produto que logo foi também lançado por todas as grandes empresas de tecnologia como: Samsung, Sony, Asus, Microsoft entre outras. No Brasil o iPad I chegou somente no dia 30 de novembro de 2010.
O primeiro iPad lançado, trouxe um tipo de dispositivo que não havia no mercado ( não era um Laptop nem um Netbook era simplesmente algo que não existia ) e por algum tempo não haviam concorrentes para comparação, junto a isso, meios de utilização mais adequados a um produto com a tela grande como no caso do iPad: visualização de vídeos, leitura de livros e PDF, jogos mais elaborados, navegação por fotos e etc …
Características e opinião
Este dispositivo se mostrou muito bom para alunos de faculdade ou escola, para uso como leitura de PDF e livros, visualização de fotos, jogos com maior exigência de processador gráfico e bateria. Podemos utilizar o iPad por até 10 horas sem carregar ( consigo tempo de uso muito maior do que esse ) e podendo utilizar tanto o wi-fi quanto o 3G para acesso a internet
Este iPad veio com muito menos recursos do que o iPad mais recentes. Neste modelo não podemos encontrar câmera traseira ou frontal ( nada de fotos ou video chamada ) nem tela de alta definição ( retina ) e na época o iOS parecia não estar totalmente preparado para um iGadget como este, não permitindo o uso de aplicativos rodando em segundo plano ou funções por gestos.
Rodava video em 720p ( ótimo player de video em alta resolução ) e como acontece até nos dias de hoje: ele não rodava nativamente o codec de video: xvid ou mkv, trazendo críticas a respeito da ausência dos codecs supracitados e até mesmo do Flash que nunca foi suportado pelo iOS em função do consumo de energia e dos constantes erros gerados por este tipo mídia.
Para o ano de 2010, o iPad era algo bonito de se ver ( todo em aluminio ) e com design futurista e visionário, mais seu peso apesar de não parecer, era de incomodar com algum tempo de uso ( 730 gramas ). Estrutura forte e robusta com uma leve curva na parte traseira do tablet.
A tela do iPad era o grande diferencial do produto, mostrando uma área útil muito maior do que aquela apresentada nos iPhones daquele tempo: iPhone de primeira geração, 3G e 3GS ( 320 x 480 de resolução dos iPhones contra 768 x 1024 do iPad )
Quem não conseguia compreender a genialidade por trás deste lançamento, falava que este gadget não teria sucesso no mercado e muitos nem deram atenção ao nascimento do tablet que foi a matriz de todos os tablets lançados pelos concorrentes. Não existia variação de cor ( branco e preto ) e somente a cor preta estava disponível no primeiro iPad, coisa que só veio a mudar a partir da segunda geração do tablet.
O iPhone que estava em vigor na época era o 3GS que havia sido lançado em junho de 2009 e que compartilhavam de algumas características em comum: bluetooth, GPS, tela ips, micro SIM, quantidade de memória RAM. Já outras caracteristicas eram mais robustas no iPad: capacidade de armazenamento do iPad começava em 16,32 e 64 Gb e já no iPhone era encontrado 8,16 e 32 Gb corpo de metal ( alumínio ) para o tablet e de plástico para o smartphone
Eu só fui comprar o meu primeiro iPad na segunda geração e agora já estou na terceira, muito em breve a minha esposa vai adquirir um iPad mini que acaba de chegar ao país ( com muito atraso ) e estou esperando uma reformulação do tablet que deve ter design mais enxuto como no iPad mini.
O iOS que acompanhava este iPad era a versão 3.2 e teve suporte até a versão 5.1.1 a já não vai mais receber atualizações.
Manual do aparelho ( PDF )
Características do iPad I
Tamanho e peso
Altura: 242,8 mm
- Largura: 189,7mm
- Espessura: 13,4mm
- Peso: 680 Gramas – modelo Wi-Fi # 730 Gramas – modelo Wi-Fi + 3G
Tela
- Tela Multi-Touch widescreen 9,7 polegadas, retroiluminada por LEDs, com tecnologia IPS
- Resolução de 1024 por 768 pixels, 132 pixels por polegada (ppp)
- Revestimento resistente à impressão digital e oleosidade
- Suporte a vários idiomas e caracteres simultaneamente
Modelo Wi-Fi
- Wi-Fi (802.11a/b/g/n)
- Tecnologia Bluetooth 2.1 + EDR
Modelo Wi-Fi + 3G
- UMTS/HSDPA (850, 1900, 2100 MHz)
- GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz)
- Somente dados2
- Wi-Fi (802.11a/b/g/n)
- Tecnologia Bluetooth 2.1 + EDR
Localização
- Wi-Fi
- Bússola digital
- GPS assistido (modelo Wi-Fi + 3G)
- Celular (modelo Wi-Fi + 3G)
Conteúdo da caixa
- iPad
- Conector USB para dock
- Carregador USB de 10W
- Documentação
Capacidade
- Drive flash de 16GB, 32GB ou 64GB
Processador
- Apple A4 de 1GHz de alto desempenho e baixo consumo de energia em um chip
Sensores
- Acelerômetro
- Sensor de luz ambiente
Bateria e alimentação
- Bateria interna recarregável de polímero de lítio de 25 watts/hora
- Até 10 horas para navegar pela web em Wi-Fi, assistir vídeos ou escutar música
- Até 9 horas para navegar pela web via rede de dados 3G
- Carga via adaptador de energia ou USB para o computador
Entrada e saída
- Porta para o conector ao dock
- Entrada para fone de ouvido estéreo de 3,5mm
- Alto-falante interno
- Microfone
- Slot para cartão Micro-SIM (somente no modelo Wi-Fi + 3G)
Publicado em 30 de junho de 2013, em [ IGADGET ] e marcado como iPad, iPad 1, Tablet. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1