[ ENTENDENDO MELHOR ] iMessage

iMessage – O serviço de Messenger da Apple

 Desde o lançamento do iOS 5.0, a Apple criou o serviço de troca de mensagens instantâneas entre seus dispositivos e computadores. Muito semelhante ao serviço BBM ( BlackBerry Messenger ) da empresa concorrente RIM, funcionando de maneira muito parecida com o que podemos encontrar nos famosos programas Messenger para computadores ( Live Messenger, Yahoo Messenger, Gtalk )

 Seu funcionamento acontece de forma muito natural, já que não precisamos adicionar um contato assim como é feito nos programas de mensagens instantâneas desenvolvidos para computadores e o mais importante é que todo o trafego das informações são feitas através da internet e não utilizando os serviços de SMS e MMS prestado pela operadora de celular, economizando na franquia do usuário, isso significa que o usuário pode trocar mensagens pelo serviço iMessage a vontade e sem custos. Não é necessário que seja aberto um aplicativo para que tal conexão seja feita entre um e outro dispositivo ou computador. Basta simplesmente que o número de telefone esteja em sua agenda de contatos  ( computador ou igadget ) para que os usuários possam trocar mensagens, ou seja, sem precisar realizar os incômodos processos de adicionar os muitos usuários. 

Quando estamos em em um dispositivo portátil, não se faz necessário abrir um aplicativo para que uma conexão possa ser feita entre os usuários, tudo acontece dentro do ambiente de SMS do dispositivo, sendo assim, evitamos o inconveniente que pode haver quando um ou outro usuário não estiver com o aplicativo aberto, o que tornaria impossível o envio ou recebimento das mensagens enviados ou recebidas e ainda economizando energia, já que não teremos um aplicativo aberto o tempo todo rodando em segundo plano ( seria o caso por exemplo ao utilizar algum outro cliente de mensagem instantânea como: WatsApp, Viber, Skype e etc )

Podemos encontrar este serviço de mensagem em todos os dispositivos embarcados com iOS ( iPad, iPod, iPhone ) e também integrado ao sistema operacional Mac Os a partir da versão Lion para computadores da Apple ( iMac, MacPro, MacBook, Macbook Air ) que fazem uma rede bastante ampla de possibilidade diferentes de dispositivos compatíveis.

Quando um usuário possui mais de um dispositivo e logado a mesma Apple ID ( já foi abordado aqui no Blog ) este usuário recebe em cada um deles ( iPhone, iPad, iPod, Macbook, MacPro, iMac ) as mensagens trocadas e assim o usuário pode utilizar qualquer um dos dispositivos citados para continuar uma conversa. Uma pessoa pode estar pela manhã conversando pelo Mensagens do iMac e ao sair de casa continuar a mesma conversa utilizando seu iPhone. 

Todo o histórico das mensagens ficam armazenadas na nuvem ficando disponíveis em todos os dispositivos ao mesmo tempo

O serviço consegue entregar muito mais se comparado ao tradicional SMS ( mensagem de texto normal ). As mensagens podem conter fotos, audio, video, contatos, emoticons, localização de GPS, itens do calendário. O serviço ainda mostra status mais completo das mensagens, mostrando informações de entrega da mensagem, bem como se a mesma foi lida e até mesmo se uma mensagem esta sendo digitada

O serviço mostra em tempo real se o outro usuário possui o iMessage ativo e on-line automaticamente alternando entre mensagens trafegadas pela internet ( iMessage ) ou pela franquia do cliente com a operadora ( SMS ) fazendo assim com que a mensagem seja entregue independente se a outra pessoa esteja utilizando o iMessage. 

Existe uma diferenciação para mostrar se a mensagem será enviada pela internet ou por SMS. Um botão de enviar mensagem alterna de cor entre azul, onde mostra que o outro usuário possui um dispositivo compatível com o serviço e encontra-se on-line ou um botão na cor verde em que neste caso, estaria sinalizando que o outro usuário não possui um dispositivo compatível ou que não estaria on-line no momento

Podemos encontrar ainda uma grande variedade deste serviço prestado por outras empresas e que realizam as mesmas funções e até mesmo algo a mais funcionando inclusive em plataformas diferentes como: Android, Bada, Black Berry, Windows Phone e etc.. . O único problema neste caso é que tais aplicativos precisa estar abertos e rodando em segundo plano o que para mim é algo chato e que utiliza recursos de hardware e energia. Abaixo podemos encontrar links para sites das desenvolvedoras de serviços similares

 
ChatOn ] Samsung entrou na onda
BBM ] O pioneiro dos serviços de troca de mensagens
WhatsApp ] O mais difundido dos aplicativos deste tipo 
Tango ] Mensagem de texto, video e voz. Multiplataforma
Viber ]  Além de mensagem de texto podemos faz chamadas voip multiplataforma
Anúncios

Publicado em 24 de novembro de 2012, em [ ENTENDENDO MELHOR ] e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s