[ DICIONÁRIO ] GLOSSÁRIO

Faremos agora uma abordagem de palavras do cotidiano de pessoas que utilizam iGadgets e que sempre estarão sendo mencionadas aqui no blog. Faremos atualizacoes frequentes para inserir novas palavras de acordo com a necessidade e esperamos com a sua colaboração para solicitar novas palavras e significados.

App Store: A App Store é a loja virtual da Apple que fornece conteudo oficial para dispositivos e computadores. Nesta loja de aplicativos voce pode baixar jogos e programas para iOS* e Mac*, sendo alguns pagos e outros não.

iTunes Store: A iTunes Store é um loja online de música, vídeo, podcast, filmes, shows, seriados e audiobooks operado pela Apple dentro do programa iTunes*. Nele há conteúdos grátis como pagos.

iBooks Store: Livraria digital da Apple onde usuarios de dispositivos da empresa podem baixar livros digitais para iPad, iPhone e iPod touch.

Aplicativos (app): São programas desenvolvidos pela propria Apple ou por terceiros que realizam funções especificas de acordo com a finalidade para o qual o programa foi feito.

App universal (aparece um + ao lado): Um aplicativo que foi concebido para rodar tanto no iPhone quanto no iPad de forma que funciona em perfeita compatibilidade com os dois dispositivos.

SDK: A interface de desenvolvimento de aplicativos para a plataforma iOS, ou seja, ambiente onde os desenvolveres criam os aplicativos. Atualmente funciona apenas em Mac.

iOS: O sistema operacional (SO) do iPhone, iPod touch e iPad. Para entender melhor, o Windows está para o computador assim como o iOS está para o iPhone, iPad, iPod e Apple Tv.

Mac OS X: É o sistema operacional do Mac ( computador pessoal para cliente fabricado pela Apple ) . Para entender melhor, o Mac OS está para Mac assim como Windows está para PC ( personal computer ou computador pessoal).

Software: É o conjunto de instruções responsáveis por fazer seu dispositivo funcionar ( computador, tablet, celular e etc ) Podemos dizer para ilustrar esta definição como exemplo: Supondo que o corpo humano fosse  um computador e seus pensamentos o software, eles dão ordens ao corpo e assim o corpo os executa.

Safari: É o navegador da internet padrão contida nos dispositivos da Apple ( iPad, iPhone, iPod Touch e Mac ) O usuario utiliza este aplicativo para navegar pela internet assim como fazemos em nosso computador ao utilizar o “ Internet Explorer ” entre outros

SpringBoards/homescreen: São as páginas do seu aparelho. Cada bolinha em cima da dock, é uma SpringBoard (SB). É como se cada bolinha fosse  uma área de trabalho.

Lockscreen: é a tela de início quando você liga seu aparelho que tem o “desbloquear”.

Pasta/Folder: Pasta é um local onde voce pode reunir em um só lugar vários aplicativos e/ou jogos, podendo assim reunir conteúdo similar ou organizado de acordo com o gosto do usuário . Funciona do mesmo jeito que em computadores.

Dock: Barrinha que fica no canto inferior da SB. Normalmente vem 4 apps. Pode-se colocar mais caso use jailbreak. No iPad ele consegue até 6.

Backup: É uma cópia de segurança onde  guardamos todas as informações do nosso gadget em alguma pasta ou local específico para um possivel nessecidade de recuperacao destes dados em casos diversos como: perda do dispositivo, roubo, formatacao de dados e etc… Toda vez que você conecta seu aparelho ao iTunes, ele faz um backup automatico de forma que seus dados estejam sempre com uma copia de seguraca em seu computador. Em um backup podemos ter arquivos diversos como: fotos, musicas, configuracoes, aplicativos, documento, notas, agenda entre outros. Alem da possibilidade de realizacao de backup para seu computador podemos ainda criar um backup para a nuvem que fica armazenada em uma servidor da internet e assim o usuário nao fica preso a um arquivo de backup contido em uma maquina física em sua casa ou trabalho, podendo restaurar os arquivos de segurança de qualquer lugar bastando para isso uma conexão com a internet. A Apple possui este serviço de backup para a nuvem e se chama iCloud.

Download: É quando voce baixa arquivos atravez da internet. Exemplos: quando se baixa um app, uma musica e até mesmo quando se esta simplesmente navegando pela internet onde se esta baixando todas as informacoes visualizadas pelo navegador do seu computador ou dispositivo ( textos, imagens, sons e etc… )

Upload: É o contrário de download. Neste caso é quando vc envia algum arquivo do seu dispositivo para a internet. Exemplo: ao enviar uma fotos para o Facebook,

Hardware: É a parte física, palpável, do aparelho. No caso do iPhone, iPod touch e iPad, é o seu interior onde tem sua placa mãe, memória, processador.

Firmware: São os arquivos do sistema operacional. Eventualmente são liberados firmwares mais novos, que trazem atualizações ao sistema.

Upgrade: É quando você atualiza para uma versão mais recente de firmware. Por exemplo: do iOS 3.0 para o 4.0.

Downgrade: É o inverso de upgrade. Este você regressa, volta a uma versão anterior da atual. Por exemplo: do iOS 3.1 para o 3.0 ou 2.0.

Baseband: Exclusiva do iPhone (iPod touch e iPad não possui). É o que controla as transmissões de dados do aparelho como EDGE/3G e internet. Em outras palavras: modem.

Desbloqueio/Unlock oficial pela operadora: Desbloqueio oficial para operadoras feito legitimamente pela Apple ou por elas mesmas, podendo assim usar o iPhone com qualquer operadora sem nenhum hack.

Desbloqueio/Unlock da operadora por hack: Desbloqueia para qualquer operadora, mas o programa é feito por hackers e depende de vários fatores como aparelho, baseband e firmware. Não é autorizado pela Apple e é combatido pela mesma a cada atualização de firmware.

Jailbreak: Forma de customizar seu iGadget como: iPhone, iPod touch, iPad e Apple Tv de modo que o sistema passa a realizar funções nao oficiais. É utilizado  por usuários avançados para modificar o sistema operacional de modo que se torne mais personalizada de acordo com a vontade do usuario permitindo por exemplo a liberacao do bluetooth para troca de aquivos entre os dispostivos, modificacoes do visual do S.O entre varias outras opcoes. Nao trataremos do assunto de Jailbreak aqui no blog em funcao de haver varias riscos de ocorrer conflitos e ate mesmo pela falta de seguraca encontradas neste tipo de procedimento.

Gadget/ iGadget: Aqui identificados como iPhone, iPod touch e iPad. São aparelhos eletrônicos portáteis como MP3, celulares e iPods.

iTunes: Programa usado em seu computador ( ja abordamos este assunto em uma postagem contida aqui no blog ) para sincronizar músicas, vídeos, fotos, e outras coisas para seu gadget. Também usado para atualizar o firmware. Ele é o único programa no qual pode-se sincronizar seu iPhone, iPod touch e iPad.

Modo DFU: “Device Firmware Update”, um modo de recuperação que deixa o aparelho em “coma”. Usualmente usa-se quando o Recovery Mode não resolve.

Modo de Recuperação/Recovery mode: Como o próprio nome diz, é um estado do aparelho em que deve ser feita a restauração do firmware. Normalmente coloca-se um aparelho nesse modo quando ele apresenta defeito.

Thetering: Compartilhamento oficial de internet do iPhone (rede EDGE ou 3G) para o computador.

Reboot: Reinicialização do sistema operacional.

Boot: Inicialização do aparelho.

Safe mode: “Modo de Segurança”, estado que o iOS entra quando há algum conflito entre processos.


Anúncios

Publicado em 25 de abril de 2012, em [ SEM CATEGORIA ] e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s